O papel principal da vitamina D é manter níveis sanguíneos adequados de cálcio e fósforo no organismo e auxiliar a absorção intestinal de cálcio, permitindo a mineralização dos ossos. Assim, a vitamina D pode ser utilizada como prevenção contra a osteoporose sendo que, em caso de tratamento, deve ser utilizada em conjunto com o cálcio, para a redução de fraturas ósseas. Para além disto, a vitamina D desempenha também outras funções importantes a nível da imunidade, reprodução, secreção da insulina e diferenciação dos queratócitos (células que integram a epiderme , uma das camadas da pele). Os sintomas da deficiência são: malformações ósseas, fraqueza e sudorese excessiva. A deficiência em vitamina D origina raquitismo (amolecimento ou enfraquecimento dos ossos) nas crianças e osteomalácia (fraqueza dos ossos e dos músculos) nos adultos, podendo também originar osteoporose.
Apresentação: Embalagem de 120 comprimidos.
Modo de Tomar: Tomar 1 comprimido por dia, a uma refeição.
Ingredientes: Agente de volume (fosfato dicálcico, celulose), Vitamina D3, Antiaglomerantes (dióxido de silício, ácido esteárico, estearato de magnésio).
Advertências: Não superar a toma diária recomendada. Não deve ser utilizado como substituto de um regime alimentar variado e equilibrada e de um modo de vida saudável. Manter o frasco fechado, em lugar fresco e seco, protegido da luz solar. Manter fora do alcance das crianças. A vitamina D é lipossolúvel, o que significa que se liga facilmente às estruturas celulares e não é eliminada facilmente. Por esta razão, a toma de vitamina D pode conduzir a um quadro de intoxicação. A dose recomendada é entre as 2000 UI e as 10000 UI, dependendo de vários fatores, desde a zona geográfica onde se reside, a época do ano e a cor da pele.