A Curcuma longa ou Açafrão da índia é uma raiz de origem Indiana, rica em princípios ativos chamados curcuminóides (ex: curcumina, zingebereno…), que garantem uma elevada atividade anti inflamatória, analgésica e hepatoprotetora.
A Curcumina no seu estado nativo não é facilmente absorvida pelo nosso organismo e normalmente apenas uma pequena parte do que é consumido, atinge a corrente sanguínea e chega as células. Sendo uma substância lipofílica (solúvel em lípidos) precisa de estar associada a um componente lipídico (gordura) para ser corretamente absorvida.
Neste sentido a ESI desenvolveu uma fórmula micelar líquida especial, ao qual a curcuma encontra-se totalmente dissolvida (partículas com diâmetro < 30 nm), garantindo assim um extrato altamente biodisponível, sendo 185X mais disponível que a Curcuma no estado nativo. Obtêm-se assim um suplemento alimentar com elevada solubilidade para uma rápida e efetiva absorção, garantindo resultados mais favoráveis, em comparação com outros suplementos do mercado.
A Curcumina apresenta ação analgésica e anti inflamatória, comparáveis a determinados medicamentos tais como: fenilbutazona e diversos AINE’s (antinflamatórios não esteróides). Estudos científicos demonstraram que ela anula a ação da substância P, que está relacionada com a transmissão dos estímulos de dor nas terminações nervosas. O mecanismo de ação anti inflamatório da curcumina é complexo, pois ela inibe a atividade das enzimas ciclo-oxigenase e lipo-oxigenase, que sintetizam as prostaglandinas E2 e os leucotrienos B4 e C4, que são elementos mediadores da inflamação. O efeito antioxidante da curcumina suporta também a sua ação anti inflamatória e por isso, é usada largamente como analgésico aliviando dores articulares, especialmente em casos de artrite reumatóide, diminuindo a rigidez articular.
A Curcuma, é também útil em quadros de disfunções hepáticas, nomeadamente icterícia, ou em qualquer outro problema digestivo de origem hepatobiliar. Apresenta também uma forte ação anti-inflamatória intestinal, sendo útil em várias doenças inflamatórias do intestino, como: síndrome de Crohn, Colite ulcerosa e em casos de cólon irritável.
A Curcuma tem uma capacidade imunomoduladora, podendo ser utilizada como suporte terapêutico em pacientes oncológicos, nomeadamente com neoplasias orais, intestinais, mamárias e de pele, favorecendo a apoptose das células neoplásicas. Os últimos estudos demonstram que a cúrcuma consegue atuar sobre as três etiologias do cancro (Metabólica, Genética e Inflamatória), incidindo na prevenção e no tratamento.
Apresentação: Embalagem 30 cápsulas.
Modo de Tomar: Tomar 1 a 2 cápsulas por dia com água abundante.
Ingredientes: Extrato de curcuma titulado para um mínimo de 6% de curcuminoides (720 mg) (monoleato de polioxietileno sorbitano, extrato padronizado Curcuma longa L. raiz); Hdroxipropilcelulose; Antoxidante (ácido ascórbico).
Advertências: Não está recomendado a crianças, mulheres gravidas, lactentes e pessoas com obstrução das vias biliares.